o piloto

Kiko Porto

Com 18 anos e muito foco para alcançar os objetivos traçados, o piloto Francisco Porto vive o seu maior sonho. O brasileiro, natural do estado de Pernambuco, já é uma realidade do automobilismo, onde faz sucesso nos campeonatos em que disputa.

 

Desde muito pequeno, Kiko – como é conhecido nas pistas – se preparou para se tornar um piloto profissional. O início dele foi surpreendente! Em três anos de participação no kart, Kiko conquistou 7 títulos, contemplados por vitórias e pole-positions, adquirindo respeito por sua velocidade e equilíbrio.

 

O destaque de Kiko foi o recorde de vitórias em um único ano, no Campeonato
Pernambucano de Kart, ainda na categoria Júnior Menor, quando venceu de ponta a ponta todas as oito etapas disputadas. A temporada de 2016 foi, sem dúvidas, a mais marcante na carreira do piloto no kart. Ele foi campeão em todos os campeonatos em que disputou, dentre eles o Campeonato Brasileiro de Kart, onde ratificou sua qualidade no volante.

 

Já em 2017, Kiko iniciou sua carreira internacional com participações em
corridas nos EUA e na Finlândia, nesta última, vencendo o CIK-FIA Academy Trophy na cidade de Alahärmä. No ano seguinte, o piloto levou para a Fórmula 4 todo o aprendizado do kart, começando no México, quando já na segunda prova conseguiu dois segundos lugares. Na mesma temporada, desembarcou nos Estados Unidos para começar a acelerar na terra do tio Sam.

 

A temporada 2019 foi impressionante a bordo do F4. Foram oito vezes subindo ao pódio e em três delas no ponto mais alto, se consolidando na vice-liderança do campeonato.

 

No ano seguinte, Kiko Porto fez sua estreia na USF2000, categoria do programa Road to Indy, primeiro degrau para a Fórmula Indy nos EUA. Em um ano de pandemia do novo coronavírus, o piloto ficou fora de cinco corridas da temporada, mas ainda assim mostrou seu talento e somou 198 pontos, terminando no Top10, na classificação final.

 

Já em 2021 o piloto pernambucano mostrou que adquiriu maturidade e experiências suficientes para vencer quatro corridas e manter uma regularidade que o levou ao primeiro título em solo americano. Kiko Porto somou 413 pontos na USF2000 e foram 45 pontos de vantagem para segundo colocado. Kiko encerrou um jejum de 24 anos sem títulos brasileiros na USF2000. O último havia sido Zak Morioka, em 1997.

 

A temporada 2022 marcou a estreia de Kiko Porto na Indy Pro 2000, segundo degrau da Road to Indy na caminhada para chegar à IndyCar. O pernambucano foi o Top 7 da categoria e garantiu três pódios, com uma vitória.

 

Para 2023 ele segue na categoria, que passa a se chamar USF Pro 2000, com o objetivo de conquistar mais um título para sua galeria.